AS 10 MELHORES PRÁTICAS EM MERCHANDISING

As 10 melhores práticas em Merchandising no Varejo

Alguns tipos de varejo estão bem adiantados e alinhados com as novidades mundiais. Outros ainda estão na idade da pedra, pensando no próprio umbigo e não no consumidor.

Para quem está atrasado no varejo, vale lembrar que a principal regra a seguir é a observação do consumidor e a tentativa de agradá-lo da melhor maneira possível.

 Para os mais adiantados aí vão as principais práticas:

 1-  Se o ponto é bom, abrace os que entram. Se o ponto é ruim traga publico através da vitrine e da propaganda. Se o ponto é virtual torne-se conhecido e cuide da vitrine (homepage).

 2-  Certifique-se que seu produto é necessário ou novidade.
Pesquise e se adapte.

3-  Confira se o consumidor entende tudo o que vc expõe nas gôndolas.Ou  informe-o  adequadamente.

4-  Dê lugar nobre para os melhores produtos e não para os encalhes. Pense sempre na imagem da sua loja.

5-  Ilumine sua loja como um show. Os destaques merecem uma cor especial. Um vitrinista ajuda muito.

 6-  Não deixe que a mobília (equipamentos) apareçam mais do que a mercadoria. Ela é a atriz principal.

 7-  Coloque a cada 15 dias uma cara diferente na sua loja. Seja dinâmico.

 8-  Faça parcerias com seus fornecedores e ganhe em todas as promoções.

 9-  Tenha um calendário promocional afiado e não tenha medo de gastar com boas ideias.

 10-Coloque seu consumidor sempre a frente de suas negociações e intenções. É sempre ele que paga e conta e assim pode resolver voltar ou não.

 TENDÊNCIAS

O foco mais atual do varejo é a ligação entre o site e a loja física.

Muitas lojas da Europa e EUA estão se preocupando em não ser apenas vitrine física para as lojas virtuais que vendem mais barato pois nem showroom ou investimento em alvenaria tem.Para isso estão se preocupando em ter produtos diferenciados e únicos para valorizar sua “vitrine”.
O varejo atual precisa pensar nos dois públicos e atuar de forma a não perder os “e-visitantes” no site e os “in-visitantes” na loja física.

As holografias nos materiais promocionais e os equipamentos de digital signage são o que mais andam impressionando os consumidores, mas nada impressionada mais do que um atendimento bem feito e uma confiança e fidelização criadas a partir dele. Esse dura muito e é uma tendência há centenas de anos.

 Regina Blessa  2013